Rostos reais! O Instagram vai remover todos os filtros criados pelos usuários a partir do dia 14 de janeiro. A plataforma anunciou que vai encerrar a sua plataforma de filtros de realidade aumentada (RA) para os Stories.
Para isso, a empresa irá descontinuar a plataforma Meta Spark – ferramenta usada para criar e enviar os efeitos às redes – e apenas os filtros criados pela própria Meta, dona da rede social, ficarão disponíveis.
“Após uma avaliação completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros do Meta Spark. Isso significa que os efeitos de Realidade Aumentada (RA) criados por terceiros – incluindo marcas e nossa comunidade mais ampla de criadores de RA – não estarão mais disponíveis a partir desta data”, disse a Meta em nota oficial.
O comunicado, que foi publicado em agosto último, não dá muitos detalhes sobre a decisão, mas a empresa diz que ela é necessária para que eles possam priorizar outros produtos que “atenderão melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes empresariais”.
O Meta Spark foi lançado há sete anos e era usado por empresas e criadores de conteúdo para a geração de filtros personalizados de realidade aumentada que ficam disponíveis para usuários nas plataformas da Meta.