O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Léo Couto (PSB), anunciou nesta segunda-feira (6) que a extinção da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (TMRSU), mais conhecida como Taxa do Lixo, será votada pela Casa ainda nesta quinta-feira (9).
“O trâmite é como qualquer matéria, nós vamos colocar os membros das duas comissões, ela vai ser líder plenário, depois vai, segue o rito para ir para as comissões, receber alguma emenda, alguém pedir vista”, disse o vereador em coletiva de imprensa nesta manhã. A Casa está em recesso, mas a votação acontece em sessão extraordinária.
O fim da despesa foi uma das principais promessas de campanha do atual prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). O chefe do Executivo assinou, no último dia 2, a mensagem que foi enviada à CMFor e pedia a extinção da taxa.
Evandro afirmou, na ocasião, que a extinção do tributo não deve aumentar a carga tributária da população.
“Primeiro, deixando bem claro a situação que nós estamos encontrando na Prefeitura de Fortaleza. Seria uma irresponsabilidade nossa falar sobre anistia, ressarcimento das pessoas que pagaram e daquelas que não pagaram e que estão na Dívida Ativa. Não irei fazer isso”, afirmou o petista.
Confira