O tenista João Fonseca, de 18 anos, está em busca de sua primeira participação na chave principal de um slam como profissional. Atualmente no Australian Open, o carioca, atual #113 do ranking, superou o obstáculo inicial no qualifying ao fazer 6/4 e 6/0 sobre o argentino Federico Gómez (#136).
A vitória desta terça-feira (7) foi a 11ª consecutiva de Fonseca no circuito mundial. Antes de chegar a Melbourne, na Austrália, ele foi campeão do ATP Finals Next Gen, em Gidá, na Árabia Saudita, e levantou a taça do Challenger 125 de Camberra, também na Austrália. Agora, o brasileiro precisa vencer mais dois jogos para chegar à chave principal do Australian Open.
O próximo desafio é passar por Coleman Wong (#172), de 20 anos, de Hong Kong, que venceu o cazaque Dmitry Popko (#183) por 7/5, 3/6 e 7/5. Se continuar avançando, o jovem vai encarar na última rodada do qualifying o vencedor do jogo entre o argentino Thiago Tirante (#115) e o francês Titouan Droguet (#185).
A partida
João Fonseca começou afiado a partida, quebrando o serviço de Gómez após um longo primeiro game. Após isso, passou a confirmar seu serviço sem grandes dificuldades, enquanto o oponente, que tinha problemas para impor seu jogo agressivo, penou para manter-se perto do placar. O argentino, entretanto, não teve sequer um break point, e o brasileiro fez 6/4 no set inicial.
A segunda parcial iniciou com outra quebra de Fonseca em um game longo. Depois disso, o argentino não demonstrou mais poder de reação, e Fonseca disparou até fechar o placar de 6/0.
O Australian Open
Disputado desde 1905, o Australian Open já teve diferentes nomes e sedes. O torneio costuma ser o primeiro Grand Slam do ano, abrindo a temporada de tênis. Até hoje, a maior campeã do slam é Margaret Court, com 11 títulos. Entre os homens, Novak Djokovic lidera a lista, com 10 troféus levantados.
Em 2024, os atuais líderes do ranking mundial se sagraram campeões em Melbourne. Aryna Sabalenka venceu a chave feminina depois de superar a chinesa Qinwen Zheng na final. Já a decisão masculina teve virada de Jannik Sinner para cima de Daniil Medvedev em cinco sets.