O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para Fernanda Torres após a vitória da atriz no Globo de Ouro pela atuação no filme “Ainda Estou Aqui”. Em um registro publicado nas redes sociais, o mandatário mostrou parte da conversa com a atriz, a primeira brasileira a ser laureada em uma das principais premiações do cinema internacional.
“Você merece, já merecia antes, fico imaginando como sua mãe ficou, o orgulho da filha querida, da filha artista. Meus parabéns, o Brasil merecia isso, você merecia isso, o Walter Salles merecia isso, e o filme merecia isso. Sobretudo, isso acontecer para você faltando dois dias para a gente fazer um ato em defesa da democracia”, disse Lula para a atriz durante a ligação.
O presidente aproveitou o momento para promover o ato que relembra 2 anos dos protestos de 8 de janeiro de 2023, quando extremistas invadiram e depredaram os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal (STF). O evento será realizado na praça dos Três Poderes, em Brasília, nesta quarta-feira (8), a partir das 11h.
“A democracia merece esse filme. Exatamente, em nome de Eunice Paiva, uma mulher defensora dos direitos humanos. É muito simbólico”, destacou Torres durante a chamada. Fernanda ainda ressaltou o papel do filme na defesa da democracia e afirmou que Ainda Estou Aqui “ensinou muito jovem a entender o que é viver em um estado sem direitos civis”.
Lula ainda citou a mãe de Torres, a indicada ao Oscar Fernanda Montenegro, que 26 anos antes subiu ao palco do Globo de Ouro para receber o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro por “Central do Brasil”, filme de Walter Salles. “O orgulho da filha artista!”, comentou Lula.
“Quero que você saiba que eu e Janja [a primeira dama] estamos muito felizes, é como se nós tivéssemos ganhado o prêmio, pelo carinho que temos por você, pelo respeito que temos pela sua carreira, pelo carinho que nós temos pela sua mãe. Então, é uma coisa extraordinária, não poderia ter momento melhor para o Brasil receber, com muito orgulho, essa premiação”, concluiu o presidente.
Prêmio em Hollywood
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama pela sua atuação como Eunice Paiva, no longa-metragem baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Ela competiu ao lado de grandes nomes de Hollywood, como Nicole Kidman, Tilda Swinton e Angelina Jolie, mas deu Brasil.