O Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos da Universidade do Estado do Amazonas (CMABio/UEA) conquistou o prêmio de melhor imagem em microscopia no consurso internacional realizado pela empresa Jeol, uma desenvolvedora de microscópios de super-resolução.
A foto foi premiada na categoria “Scanning Electron Microscopes (SEM)” – “Microscópios Eletrônicos de Varredura (MEV)” traduzido para o português -, que possibilita mais liberdade na coloração utilizando softwares e técnicas de pós-processamento.
Com o título “Infectious Look” (“Aparência infecciosa”), a imagem apresenta detalhes dos olhos e da estrutura frontal do mosquito Aedes aegypti, espécie que transmite dengue, chikungunya, zika e a febre amarela urbana.
Os responsaveis pela captura foram o tecnólogo em microscopia e bolsista do Fundo de Reserva Específico de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (FEPD&I) da UEA, Jander Matos, e Joaquim Nascimento, doutorando em Biologia Evolutiva & Conservação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
De acordo com Jander, o laboratório possui um acervo de fotos que detalham todos os momentos do ciclo de vida do mosquito. A maioria vem de protocolos otimizados para investigar estágios da larva ainda dentro dos ovos.
“Esse mosquito da imagem em questão foi posicionado assim para determinar medidas frontais. Temos trabalhado no protocolo para preservar as estruturas que respondem o porquê desse mosquito ser tão resistente mesmo em ambientes extremos, e se as mudanças climáticas o afetam.”, disse o tecnólogo sobre a imagem ganhadora.
Com informações da Agência Amazonas