O amapaense Igor Cardoso, de 26 anos, compartilha nas redes sociais um hobby fascinante, mas perigoso: ele navega, com uma simples canoa a motor, diante de gigantescos navios em movimento, bem no Rio Amazonas (o maior do mundo).
A poucos centímetros da ponta dos gigantes de aço flutuantes, capazes de passar por cima de tudo que estiver pela frente, o jovem faz manobras na sua simples canoa – com um palmo e meio de altura – enquanto filma a ação – e que ação!
“Tem que saber se aproximar do navio, conhecer muito bem o rio e manter o motor sempre nos trinques”, ele explicou para o portal Uol. Por conta da maneira como leva a vida, Igor passou a ser conhecido como o “Doido dos Navios”, na comunidade de Vitória do Jari, no Amapá, onde ele vive.
O hobby de Igor – ou Igorshow, como é conhecido nas redes – tem muita audiência. Somente no Instagram, o “Doido dos Navios” já acumula mais de 60 mil seguidores. O montante é ainda maior quando analisa-se o seu TikTok – os seguidores mais que dobram.
“Tem alguns vídeos meus que já passaram de 150 milhões de visualizações”, orgulha-se o amapaense ao Uol. Quando não está “a ver navios” no meio do rio, Igor ganha a vida como professor de artes e geografia em uma escola pública da comunidade onde vive. O que ganha com a monetização dos vídeos no TikTok virou renda extra.
Apesar dos louros do seu peculiar “segundo emprego”, o amapaense alerta: “Não façam o que eu faço”. Segundo ele, é “preciso ter as manhas, e isso só se consegue com muita prática e certa dose de loucura”.