Nesta quinta-feira (9), em Washington, o funeral do ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, reuniu diversas figuras políticas, incluindo o presidente Joe Biden, o presidente eleito Donald Trump, e os ex-presidentes Bill Clinton e Barack Obama. O evento também contou com a presença do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e da vice Kamala Harris, que se juntou aos demais para prestar suas homenagens.
Antes do início da cerimônia, Obama e Trump foram vistos conversando de forma descontraída por alguns minutos; em um momento é possível ver o democrata sorrindo. O funeral de Carter está ocorrendo na Catedral Nacional de Washington. Posteriormente, o caixão será levado à sua cidade natal, Plains, na Geórgia, para ser sepultado ainda nesta quinta (9).
Durante a cerimônia, Trump também foi visto cumprimentando seu ex-vice-presidente Mike Pence. Os dois se distanciaram após os eventos de 6 de janeiro de 2021, quando Pence presidiu a sessão do Congresso que confirmou a vitória de Biden.
Jimmy Carter faleceu no último dia 29 de dezembro, aos 100 anos. Ele foi presidente dos EUA entre 1977 e 1981. Seu funeral teve início em 4 de janeiro, na Geórgia, passando por locais significativos, como sua cidade natal, o Capitólio Estadual da Geórgia e o Centro Presidencial Carter.
Joe Biden, o presidente dos Estados Unidos, fará o discurso fúnebre em homenagem a Carter durante a cerimônia em Washington. Após esse momento, o corpo do ex-presidente será levado de volta à Geórgia, onde ocorrerão as cerimônias privadas.
Carter será sepultado ao lado de sua esposa, a ex-primeira-dama Rosalynn Carter, no Parque Histórico Nacional Jimmy Carter, em Plains. A cerimônia privada, marcada para as 17h20 no horário local, será um momento íntimo de despedida.