A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) postou um vídeo em suas redes sociais neste sábado (18) utilizando uma estética similar ao vídeo postado pelo também deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), falando sobre a medida de fiscalização do Pix revogada na última quarta-feira (15). O conteúdo já ultrapassou, até às 10h deste domingo (19), 60 milhões de visualizações.
Sentada em um banco com fundo escuro, Hilton usou os mesmos artifícios que o deputado do PL utilizou ao gravar o vídeo que viralizou na última terça-feira (14): fundo sonoro com música de tensão, printes de notícias e imagens aparecendo enquanto a parlamentar falava.
Entretanto, a cor de vestimenta usada por ambos foram opostas: enquanto Erika gravou o vídeo com vestido branco, Nikolas estava de camisa preta. Hilton mostrou apoio a medida revogada pelo governo, além de rebater indiretamente, e sem citar nomes, o vídeo gravado pelo parlamentar bolsonarista. “Estão mentindo pra você”, disse.
“O que o governo queria era aumentar para R$ 5 mil, na tentativa de constranger, coibir criminosos, quadrilhas, pessoas que fazem movimentações de montantes financeiros bilionários, muito acima de seus salários e talvez seja isso que a extrema direita queira esconder”, complementou.
Hilton utilizou quase 5 minutos para combater algumas das desinformações que circularam nas redes sociais sobre a medida de fiscalização do governo, citando alguns nomes de políticos de direita.
“O governo Lula nunca defendeu a taxação do Pix, muito pelo contrário, quem sempre defendeu foi o ex-ministro da economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, ele sempre falou sobre taxar o Pix”, afirmou.
A deputada também apresentou o histórico de votação de alguns dos deputados de direita. “Eles que votaram dentro da Câmara pela taxação da blusinha, eles que nunca promoveram nenhum tipo de proposta para atender as reais necessidades do povo e da classe trabalhadora”, declarou.