Eleito presidente dos Estados Unidos nas eleições de 2024, Donald Trump toma posse na manhã desta segunda-feira (20). Ele retorna à Casa Branca após quatro anos, depois de não conseguir se reeleger nas eleições de 2020.
Por conta da baixa temperatura que atinge Washington, pela primeira vez em 40 anos a cerimônia acontece dentro do Capitólio. Tradicionalmente, o evento é realizado em frente a uma multidão de apoiadores que se reúne do lado de fora, entre o Congresso e o obelisco, na grande área aberta conhecida como National Mall. A cerimônia já foi transferida para o interior da cobertura pelo mesmo motivo em 1985, na posse Ronald Reagan.
A programção desta segunda abre com uma cerimônia religiosa na Igreja de St. John’s. Já a posse de Trump deve acontecer a partir de 8h (horário de Brasília), enquanto as apresentações musicais têm previsão de início às 11h30. Na sequência, Trump e o vice-presidente, J.D. Vance, prestarão juramento, e o presidente fará o discurso inaugural.
PRESENÇAS
A cerimônia deve contar com a presença de autoridades norte-americanas e de diversos países, além de apoiadores de Trump. A Casa Branca confirmou em novembro que o presidente Joe Biden estará presente. Além dele, a adversário de Trump em 2024 e vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris também deve comparecer.
Os executivos Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg foram convidados. Eles ficarão sentados ao lado de nomes do primeiro escalão do governo republicano e de outras autoridades eleitas, segundo a NBC News.
O jornal The New York Times confirmou que o CEO do Tik Tok, Shou Zi Chew, também foi convidado para a cerimônia presidencial.
Nomes da extrema direita mundial também são aguardados. Segundo a Reuters, o presidente Javier Milei, da Argentina, confirmou sua presença. Também é esperada a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni. Já Viktor Orbán, da Hungria, e Xi Jinping, presidente chinês, recusaram o convite.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi convidado para a posse. De acordo com o g1, a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, vai representar o governo brasileiro no evento.
TRANSMISSÃO
Todas as principais emissoras do país transmitirão o evento. Já o canal C-Span, especializado na cobertura da Casa Branca, transmite a cerimônia no YouTube a partir das 9h no horário de Brasília.