Ao menos 35 pessoas ficaram feridas, sendo dez em estado grave, na estação de esqui de Astún, nos Pirineus Aragoneses, no norte da Espanha, após o cabo de um teleférico romper. O acidente aconteceu na manhã de sábado (18).
Em imagens divulgadas nas redes sociais é possível ver cadeiras penduradas. De acordo com os serviços de emergência, cinco helicópteros e cerca de 15 ambulâncias foram mobilizados para o local para levar os feridos para hospitais próximos, além disso, um hospital de campanha foi montado na estação de esqui.
À estação pública de televisão TVE, alguns dos envolvidos relataram momentos de tensã. “De repente, ouvimos um barulho e fomos direto para o chão, dentro da cadeira. Saltamos para cima e para baixo umas cinco vezes e nossas costas estavam bastante doloridas ou machucadas, mas havia pessoas que tinham caído das cadeiras”, disse uma mulher.
“É como se um cabo tivesse se soltado e, de repente, todas as cadeiras começaram a cair e as pessoas saíram voando”, relatou outra testemunha.
O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez comentou o incidente no X e informou que ligou para o governador local para “oferecer a ele todo o apoio”.