MENU

TikTok para de funcionar nos Estados Unidos na véspera de proibição

O presidente eleito Donald Trump disse que "muito provavelmente" daria ao TikTok mais 90 dias de funcionamento após assumir o cargo na próxima segunda-feira (20)
A lei aprovada pelo Congresso dá ao novo governo Trump ampla autoridade para banir ou buscar a venda de outros aplicativos chineses. Foto: Pexels

O TikTok parou de funcionar nos Estados Unidos no sábado (18) à noite e desapareceu das lojas de aplicativos da Apple e do Google antes de uma lei que exige o fechamento da plataforma entrar em vigor neste domingo (19).

O presidente eleito Donald Trump disse que “muito provavelmente” daria ao TikTok mais 90 dias de funcionamento após assumir o cargo na próxima segunda-feira (20). “A extensão [do prazo de funcionamento] é algo que provavelmente será feito, porque é apropriado”, disse Trump à NBC. “Se eu decidir fazer isso, provavelmente anunciarei na segunda-feira.”

Em um aviso exibido aos usuários americanos, o TikTok mencionou a promessa do republicano.

“Uma lei que proíbe o TikTok foi promulgada nos EUA, na qual significa que você não pode usar o TikTok por enquanto. Estamos felizes que o presidente Trump indicou que trabalhará conosco em uma solução para restabelecer o TikTok assim que assumir o cargo. Fiquem ligados”, diz a mensagem que apareceu aos usuários que tentaram usar o aplicativo na noite de sábado.

Mesmo que temporário, o fechamento do aplicativo, de propriedade da empresa chinesa ByteDance, deve ter um impacto abrangente nas relações EUA-China, na política interna americana e no mercado de redes sociais. Outros aplicativos da mesma empresa como o de edição de vídeo, CapCut, e o de compartilhamento de fotos, Lemon8, também estavam indisponíveis nos EUA até o final de sábado. 

A lei aprovada pelo Congresso dá ao novo governo Trump ampla autoridade para banir ou buscar a venda de outros aplicativos chineses. A embaixada chinesa em Washington acusou na sexta-feira os EUA de usar poder estatal injusto para suprimir o TikTok. “A China tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar resolutamente seus direitos e interesses legítimos”, disse um porta-voz.

A incerteza sobre avolta do aplicativo fez com que os usuários procurassem alternativas, como o RedNote, também chinês. Diante disso, as ações da Meta e do Snap subiram antes da proibição e os investidores apostam em novos usuários e mais dinheiro de publicidade.

O presidente executivo do TikTok, Shou Zi Chew, planeja comparecer à cerimônia de posse e a um comício com Trump, disse uma fonte à Reuters. Na sexta-feira (17), ele agradeceu ao republicano, pelo comprometimento em trabalhar com a empresa para encontrar uma solução que mantenha o aplicativo disponível no país.

*Com informações da Folhapress

36
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Fortal de 2025 já tem data confirmada; veja o que se sabe sobre o evento próximo ano
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Confusão por revezamento de aparelho causa briga em academia de Fortaleza; veja vídeo
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Pré-carnaval em Fortaleza: confira a programação para janeiro e fevereiro 
Lugares Pet Friendly para levar seus bichos de estimação em Fortaleza
Veja o que abre e o que fecha em Fortaleza nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro

Notícias relacionadas:

Comitiva de Lula chega ao Japão em busca de ampliar relações comerciais
Mundo
Comitiva de Lula chega ao Japão em busca de ampliar relações comerciais
Dilma Rousseff é eleita para novo mandato no Banco do Brics
Mundo
Dilma Rousseff é eleita para novo mandato no Banco do Brics
Banda projeta imagem de Javier Milei como figura demoníaca no Lollapalooza Argentina
Mundo
Banda projeta imagem de Milei como figura demoníaca no Lollapalooza Argentina
Papa Francisco recebe alta de hospital após 37 dias internado
Mundo
Papa Francisco recebe alta de hospital após 37 dias internado
logo-urbnews-redondo