O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou que tem focado no Maranhão para transformar o estado em um polo estratégico do Programa Espacial Brasileiro, tendo como base o Centro de Lançamento de Alcântara
Como parte dessas ações estratégicas, a ministra do MCTI, Luciana Santos, visitou, nesta quinta-feira (23), as instalações do Laboratório de Propulsão Aeroespacial da empresa Acrux Aerospace dentro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e acompanhou o lançamento de um veículo lançador de satélites de pequeno porte.
“Esta área é parte da Estratégia Nacional de Defesa e do Programa Espacial Brasileiro, que tem na Base de Alcântara, uma posição privilegiada. Isso cria uma nova realidade, até mesmo para a economia do Maranhão”, afirmou a ministra.
Pesquisadores e parceiros da UFMA estão desenvolvendo o projeto do Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP). Para o carregamento desses motores, será construída uma fábrica de propelentes em uma área adquirida pela empresa na ilha de São Luís.
A construção representará um grande avanço para o Centro de Lançamento de Alcântara. “Até 2026, o Brasil, pela primeira vez, não precisará mais lançar satélites fora do país. Isso é histórico, representa soberania nacional”, destacou a ministra.
Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação