O primeiro fim de semana de fevereiro em Fortaleza vem recheado de opções, seja para quem busca entrar no clima de pré-carnaval e aproveitar a festa ao máximo, ou para quem deseja deixar a folia de lado, e escolher uma opção mais tranquila, como exposições. Confira a programação:
Museu da Imagem e do Som
Até o dia 2 de fevereiro, o Museu da Imagem e do Som oferece uma programação diversificada, com atividades como percurso formativo, fala aberta, lançamento de obra e discotecagem.
Na sexta-feira (31), a partir das 17h, será lançada a obra audiovisual “MoneraFungi”, que marca o encerramento do II Ateliê de Criação – Tecnologias Transvestigêneres, que reúne pessoas trans para o lançamento de uma obra coletiva. A noite segue com a discotecagem da DJ Monstrava. Todas as atividades são gratuitas.
A exposição “Fósseis do Cariri” também segue em exibição até maio de 2025. A obra é constituída por vídeos, ilustrações e animações 2D e 3D.
Caixa Cultural
A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, até o dia 20 de abril, a exposição inédita do fotógrafo Denis Rouvre, intitulada “O Amanhã Não Existe”. A mostra, composta por mais de 50 fotografias, celebra o espírito humano e levanta reflexões sobre um futuro mais sustentável.
As imagens retratam personagens reais e imaginários, transformados em heróis por figurinos criados a partir de resíduos de lixo e elementos da natureza. A visitação é gratuita e pode ser realizada de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 19h.
Pinacoteca
No sábado (1º), a Pinacoteca do Ceará promoverá a visita mediada “Nos embalos da memória”, das 16h às 17h. A obra convida os visitantes a refletirem sobre história, memória e pertencimento, explorando as faixas musicais e as capas de discos da exposição ‘Delírio Tropical’.
Ainda no sábado (1º), das 16h às 17h30, serão exibidos filmes, videoartes e performances de artistas, no auditório da Pinacoteca, pertencentes à mostra “Delírio tropical”.
Já no domingo (2), será exibido pela segunda vez no Brasil, o documentário “A Senhora das Flechas”, das 11h às 12h30. No mesmo dia, o museu também traz uma programação especial para a criançada com o “Ateliê Criança Cria: Carinha de Bicho” das 10h às 11h e das 15h às 16h. Todas as atividades são gratuitas.
Museu de Arte Contemporânea
A partir deste sábado (1º), o Museu de Arte Contemporânea (MAC-CE), no Centro Dragão do Mar, recebe a exposição “O que tem em cima do Morro?”. A mostra reconta as memórias afetivas do bairro Moura Brasil, reunindo objetos, fotografias e vídeos que representam as histórias de seus moradores.
A exposição é o resultado de um projeto de pesquisa com a participação de 10 jovens bolsistas da comunidade, que, ao longo de três meses, aprenderam sobre museologia social e trabalharam junto aos moradores para criar uma “colagem de achados” que reconfigura as histórias locais.
A abertura acontece às 15h, com acesso gratuito, e também conta com a presença do bloco “A Turma do Mamão”, que comemora 50 anos de folia carnavalesca e puxa um cortejo por dentro do Centro Dragão do Mar até chegar ao MAC.
Estação das Artes
Neste sábado (1º), a Estação das Artes inicia o clima de pré-carnaval com o show “É Pré Que Pira”, da Banda Pira, com participação de Di Ferreira. A apresentação começa às 18h, e a entrada é gratuita, com capacidade limitada.
Antes do início oficial do pré-carnaval, a Estação recebe a Montage, a primeira banda de eletro rock do Nordeste, com um show especial para comemorar suas duas décadas de carreira. A noite ainda contará com a festa Lá em Cima, com DJs Thales, Tomé e Vicente, trazendo uma mistura de soul, disco, house e hip hop.
No domingo (2), o Mercado AlimentaCE promove o tradicional samba de roda do Bar do Zé Bezerra, com o Grupo Dom 71, seguido por Samba Kanjerê e DJ Biruta. A programação também inclui a Feira Mais Vinil, com uma edição especial de Carnaval.
Trans Festival
Ainda neste sábado (1º), o Centro Cultural Bom Jardim recebe a 3ª edição do Trans Festival, um evento que reforça o compromisso com a valorização da cultura LGBTQIAPN+ e o fortalecimento da representatividade social e artística.
A programação, que promete muita energia, inicia a partir das 17h, com a apresentadora e DJ Angel History trazendo sets cheios de carisma e músicas contagiantes.
BLOQUINHOS DE CARNAVAL
Ciclo Carnavalesco
O primeiro fim de semana de pré-Carnaval em Fortaleza promete muita diversão com artistas renomados e blocos tradicionais. Com foco na descentralização, a folia vai tomar conta de diversos pontos da cidade, do Centro ao Conjunto Ceará.
Sexta-feira (31) – Praça do Ferreira
18h: Luxo da Aldeia
20h30: Jorge Aragão
Sábado (1º) – Praia de Iracema
16h: Bloco Unidos da Cachorra
17h: Baqueta Clube de Ritmistas
18h: Bloco Bonde Batuque
19h: Bloco Camaleões do Vila
17h30: As Serpentinas
18h30: Marcos Lessa
20h30: Mart’nália
Polo Conjunto Ceará
17h: Numalaje
18h30: Belinho
20h30: Solange Almeida
Bloquinho de Verão
O tradicional Bloquinho de Verão, que já é parte do calendário de pré-carnaval de Fortaleza, reúne neste sábado (1º), nomes como É o Tchan, Murilo Huff, Dennis DJ e Jonas Esticado, a partir das 15h, no Colosso Lake Lounge, no bairro Edson Queiroz.
Emoções de Verão
Já o Pré-Carnaval do “Emoções de Verão 2025” promete agitar a barraca Sunrise Beach Club, na Praia do Futuro, com apresentações de Leo Santana, Thiago Freitas, Elas no Pagode, Davizão e Wawa, neste sábado (1º), a partir das 16h.
Meu Bloco É Neon
No sábado (1º), o “Meu Bloco É Neon” vai iluminar a Rua Senador Almino com uma mistura de funk, pop e eletrônica, começando às 16h. Após a meia-noite, a festa continua com o tradicional after na Boate Yall.
Bloquinho Goxtoso
Neste domingo (2), o Estoril, na Praia de Iracema, recebe novamente o “Bloquinho Goxtoso” a partir das 16h, com atrações como Silvano, Bloco da Camaleoa e DJ Renata DIB. A entrada é gratuita.
Para mais informações sobre os bloquinhos de carnaval deste fim de semana, confira a lista completa que a Urbnews preparou.