Na manhã desta quinta-feira (6), durante coletiva no evento que anunciou novo trecho do VLT de Fortaleza que ligará o Aeroporto à Arena Castelão, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou que o PSB ‘ganha muito’ com a filiação de deputados ex-pedetistas, que deve acontecer nesta sexta-feira (7).
“Eu estou muito feliz que esses deputados estejam acompanhando a liderança do Cid Gomes, estejam indo para o PSB. Eu acho que o PSB ganha muito no estado do Ceará. E a parte do PDT, com o deputado André Figueiredo, nós também temos tido bons diálogos”, destacou o chefe do Executivo cearense.
“E parece que o que caminho que vai acontecer é que nós vamos ter, de fato, um encaminhamento prático de que o PT, o PSB, o PDT, o MDB, Republicanos, o PP, nós deveremos estar juntos nas disputas estaduais, mas é algo para a gente conversar em 2026”, completou Elmano.
Entenda a desfiliação e ida ao PSB
A mudança de partido dos onze deputados do PDT, liderado por Ciro, para o PSB, que tem como figura central Cid, reflete as tensões políticas e familiares envolvendo os irmãos Ferreira Gomes, que teve seu estopim em 2022, com o racha interno no PDT.
À época, Cid apoiava o nome da então governadora Izolda Cela para a reeleição, enquanto o grupo de Ciro defendeu o nome de Roberto Cláudio, este alçado vencedor das eleições internas do PDT para ser o candidato do Governo do Ceará pelo partido.
O PSB hoje integra a base de Elmano de Freitas (PT), enquanto o PDT assumiu a oposição.
A desfiliação dos deputados é resultado de um longo processo judicial, no qual os parlamentares buscaram se desvincular sem perder o mandato, o que foi aceito pela Justiça Eleitoral.
A migração para o PSB segue uma série de desfiliações e trocas no cenário político do Ceará. No ano passado, 40 prefeitos decidiram sair do partido. A mudança também envolve a entrada de Lia Gomes, irmã de Cid e Ciro, que decidiu apoiar Cid.
O processo de desfiliação envolveu tanto deputados titulares quanto suplentes, todos com forte vínculo com Cid Gomes e alinhados à base governista no Estado. Dentre os nomes, está o atual presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri. Confira a lista completa:
Titulares
- Guilherme Landim
- Jeová Mota
- Lia Freitas
- Osmar Baquit
- Marcos Sobreira
- Romeu Aldigueri
- Salmito Filho
- Sérgio Aguiar
Suplentes
- Antonio Granja
- Guilherme Bismarck
- Helaine Coelho
- Tin Gomes