“Golias”, como foi batizado filhote de onça pintada por uma família de Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas, foi novamente resgatado daqueles que o criavam como “pet” e encaminhada para um abrigo provisório, construído na sede da Defesa Civil do município. O resgate aconteceu após uma denúncia anônima à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semat).
O abrigo, montado pela Prefeitura de Santo Antônio de Sá com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e sob o monitoramento da Polícia Militar, oferece condições seguras até a remoção definitiva do felino.
Inicialmente, o animal seria transferido para o 8º Batalhão de Infantaria de Selva, em Tabatinga, mas o transporte foi cancelado devido à falta de uma licença específica.
A Prefeitura do município informou que a retirada da casa da família que cuidava de “Golias” foi uma medida para desvincular os cuidados humanos e estimular os instintos do felino.
O caso está sendo acompanhado de perto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A Prefeitura de Santo Antônio afirmou que todas as medidas adotadas visam o bem-estar do animal e que a transferência para Tabatinga deve ocorrer nos próximos dias, conforme autorização dos órgãos responsáveis.
A onça-pintada “Golias”
O filhote de onça-pintada “Golias” foi resgatado na terça-feira (4), após uma denúncia anônima à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semat), e levado para a Defesa Civil, onde recebeu atendimento veterinário. O animal era mantido como “pet” por uma família em Santo Antônio do Içá, no Amazonas.
Após avaliação, constatou-se que o filhote estava saudável e com comportamento dócil, mas como não há estrutura na cidade para abrigá-lo, Golias foi devolvido à família.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão avaliando uma solução para sua remoção, tendo em vista a logística de transporte devido à localização remota do município.