Na manhã desta sexta-feira (14), um novo lote de aparelhos recuperados através do programa “Meu Celular” começaram a ser entregues. Estavam presentes na ocasião, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT); o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; e o delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez.
Durante a cerimônia, que aconteceu na sede da Polícia Civil do Estado, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, o chefe do Executivo cearense ressaltou que a iniciativa, lançada há menos de um ano, já resultou na recuperação de mais de 6 mil aparelhos, que foram furtados, roubados ou perdidos.
“Estamos devolvendo, nesse período em que lançamos o programa [abril de 2024], mais de 6 mil celulares, e tivemos uma redução de furto e roubo. Quase 11 mil celulares foram recuperados ou deixaram de ser roubados no Ceará.”, afirmou o governador.
A Polícia Civil do Estado notificou os proprietários dos celulares, que agora poderão recuperar seus aparelhos.
Entenda a ferramenta
Para realizar o cadastro no programa “Meu Celular”, o usuário precisa acessar o site meucelular.sspds.ce.gov.br e criar um perfil, informando seus dados pessoais, além do modelo, marca, IMEI e, se disponível, a nota fiscal do aparelho adquirido ou já utilizado.
Caso o dispositivo seja furtado, roubado ou extraviado, o usuário deve acessar a plataforma e registrar a ocorrência, acionando um alerta de restrição. Esse alerta ficará ativado inicialmente por 72 horas na cor laranja. Para que o alerta mude para vermelho e permaneça ativo até a recuperação do aparelho, o usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI do aparelho.
Se durante uma abordagem, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) identificar que o alerta está ativo, ela pode, por meio de um aplicativo instalado nas viaturas, verificar a restrição do dispositivo. Nesse caso, o celular será apreendido e a situação será encaminhada à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) para as devidas providências.