O Papa Francisco permanece em condição estável de saúde e continuará nesta segunda-feira (17) o tratamento para bronquite no hospital. A informação é de Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano.
Segundo ele, o pontífice, de 88 anos, dormiu bem durante a noite e tomou café da manhã nesta segunda. Não foi informado se o papa voltou a ter febre. No início de sua internação, ele apresentou aumento da temperatura corporal, o que diminuiu ao longo dos dias, segundo os boletins médicos divulgados pelo Vaticano.
Este é o quarto dia de internação do pontífice, que sofre com a infecção no trato respiratório desde o início do mês. Ele foi internado no hospital Gemelli, em Roma, na manhã da última sexta-feira (14). Conforme o Vaticano, ainda não foi estipulado um prazo para a alta de Francisco.
No início de fevereiro, Francisco disse aos fiéis durante uma audiência semanal que estava com um “forte resfriado”, que mais tarde foi descrito pelo Vaticano como bronquite. Ele chegou a celebrar audiências em sua casa por conta da doença.
O pontífice precisou que seu assessor lesse pelo menos três vezes seus discursos, por dificuldades respiratórias. A primeira vez foi dia 5 de fevereiro. Já a segunda e a terceira foram nos dias 9 e 12 de fevereiro, respectivamente. Antes de começar a delegar as leituras de discursos, o papa já pareceu um pouco sem fôlego durante sua oração do Angelus, no dia 2 de fevereiro.




