Com obras iniciadas em janeiro de 2021, o Hospital Universitário do Ceará (HUC), foi inaugurado nesta quarta-feira (19), feriado estadual do padroeiro do Ceará. A cerimônia contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do governador Elmano de Freitas (PT), além do ministro da Educação Camilo Santana.
O equipamento, localizado no bairro Itaperi, no campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), prestará serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais públicos de Fortaleza e a outras unidades hospitalares regionais do Estado. Com três torres construídas, o hospital abrange os segmentos clínico, cirúrgico e materno-infantil.
Com 832 leitos, sendo 652 gerais e 180 complementares, a unidade terá tratamentos de alta complexidade, como oncologia, vascular e hematologia. Além de contar com um centro cirúrgico moderno e preparado, incluindo estrutura para cirurgia vascular. Os atendimentos serão realizados em 56 consultórios.
O HUC disponibilizará 476 leitos em enfermaria e 176 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), distribuídos conforme o nível de atenção; além de 169 leitos de apoio, sendo 20 na Casa da Gestante, 16 Ucinca (Canguru) e os demais dedicados a observação, recuperação e hospital dia.
Projetado para ser um dos maiores das regiões Norte e Nordeste, o hospital começou a ser construído em 2021, durante a gestão do ex-governador Camilo Santana. Conforme informações do Governo do Ceará em 2023, o investimento na obra foi de R$ 366 milhões.




