Uma noite de solenidade e homenagens marcou nesta quinta-feira (20) a inauguração do novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), localizado no terreno onde antes se erguia o Edifício Andrea, que desabou em 2019.
Nomeado Quartel 15 de Outubro, o espaço abrigará a 2ª Companhia do 1° Batalhão do CBMCE. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, e do comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto.
A nova estrutura, que ocupa uma área de 831 metros quadrados, é composta por três pavimentos e um subsolo. O projeto recebeu um investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões, oriundo do Tesouro do Estado. O quartel foi construído em uma região com um grande número de edificações residenciais e comerciais, e terá a capacidade de atender mais de 20 bairros, incluindo Dionísio Torres, Aldeota, Meireles, Varjota, Cocó e Guararapes.
A inauguração do quartel ocorre em um momento significativo, já que a tragédia do Edifício Andrea completará seis anos em 2025. O desabamento resultou na morte de nove pessoas e soterramento de 16. O resgate das vítimas, liderado pelo CBMCE, durou 103 horas e envolveu 350 profissionais da segurança pública. Na ocasião, sete pessoas foram resgatadas com vida.
Durante discurso, o governador relembrou do dia do acidente naquele ano, quando ainda era deputado estadual e recebeu a notícia enquanto trabalhava na Assembleia.
“Quando chegamos aqui (local do desastre) já havia um isolamento e o que conseguimos enxergar foi algo absurdamente assustador”, lembra Elmano.
Investigações subsequentes revelaram que, nos dias 14 e 15 de outubro de 2019, quatro pilares do Edifício Andrea passaram por intervenções simultâneas, sem a devida utilização de apoios ou escoras, o que comprometeu a segurança da estrutura. A inauguração do novo quartel representa um passo importante na melhoria da segurança e na resposta a emergências na região.