Belém recebeu a entrega da primeira quadra do Parque Linear da Doca, uma importante obra de revitalização da área ao longo do canal da Avenida Visconde de Souza Franco, em preparação para a COP 30.
Localizado entre a Avenida Marechal Hermes e a Avenida Pedro Álvares Cabral/Rua Belém, o trecho entregue na noite da última segunda-feira (31), marca um avanço de 70% na construção, que conta com R$ 310 milhões em investimentos do Governo Federal via Itaipu Binacional.
O parque será desenvolvido ao longo de oito quadras. A primeira conta com uma ciclovia que conectará todo o parque, além de uma passarela elevada com mirante e arquibancada para contemplação. A área também incluirá um balé das águas, duas fontes interativas e um espaço para eventos culturais, onde a estrutura da imagem de Nossa Senhora de Nazaré costuma ser montada durante o Círio.
A arborização da quadra inclui árvores transplantadas das obras de macrodrenagem e saneamento do Canal União e da Rua da Marinha. Ao todo, 180 árvores serão plantadas ao longo das oito quadras.
O projeto inclui soluções ecológicas, como os “Jardins Suspensos”, que utilizam material reciclado, como vergalhões, para criar suportes para plantas vivas em áreas onde o plantio direto não é possível.
Também serão implantados “jardins filtrantes”, que utilizam plantas como o Lírio da Amazônia e a Cana da Índia para purificar a água do canal, além de biovaletas e gramado “amendoim”, que ajudam a filtrar as águas e evitam alagamentos.
Fases futuras da obra
O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou que a obra será entregue por etapas. “Daqui a 20 ou 25 dias, entregaremos o próximo quarteirão, e a cada 20 dias entregaremos mais um até concluir”, afirmou.
A construção envolve mais de 1 km de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e a instalação de passarelas. Também estão sendo pavimentados quase 2,5 km de avenidas, com a construção de sistemas de drenagem profunda e infraestrutura de água potável e esgoto.