Mil celulares serão devolvidos aos legítimos donos por meio do RecuperaFone, programa que visa recuperar celulares que foram alvos de crimes de roubo ou furto. A ação é feita pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
As entregas dos dispositivos recuperados ocorrem até sexta-feira (4), das 9h às 15h, na sede do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), no conjunto Celetramazon, Adrianópolis, zona centro-sul.
O programa RecuperaFone já fez a restituição de 1.850 smartphones de um total de quatro mil aparelhos recuperados desde seu lançamento, em setembro de 2024. Esta é a maior devolução de celulares feita por meio de operações feitas de forma integrada entre a Polícia Civil (PC-AM) e a Polícia Militar (PMAM).
O secretário de estado de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida, ressaltou o resultado conquistado por meio das ações conjuntas.
“Estamos desmontando uma cadeia do crime. Isso é muito importante e nós vamos continuar avançando. Precisamos da ajuda da sociedade. Sempre que possível, denuncie no 181 e, juntos, com a sociedade civil organizada, a população, as polícias militar e civil, o sistema de segurança, vamos mudar, como já estamos mudando, a realidade da segurança pública do nosso estado”, declarou.
O diretor no NIRC, o delegado Bruno Hitotuzi, assegurou que as ações do programa continuarão beneficiando à população amazonense.
“O trabalho do NIRC vem a todo vapor, desde antes de lançar as operações do RecuperaFone. Já realizamos diversas prisões, além disso, interditamos 34 estabelecimentos e estamos fazendo a devolução de mil celulares. Encerrando esse período de entrega, já voltaremos com mais operações”, disse.
De acordo com o Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da SSP-AM, houve uma redução de 57% de roubos coletivos e 14% no roubo a pedestres na capital desde o lançamento do programa no estado.