O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou na manhã desta quinta-feira (3) que mais de 16 mil servidores da educação, tanto ativos quanto aposentados, receberão a terceira parcela do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O pagamento está programado para o dia 15 de abril, uma terça-feira.
Ao todo, 16.656 servidores vinculados à Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM) terão os valores creditados em suas contas correntes. Além disso, 9.512 herdeiros de ex-servidores poderão solicitar o benefício por meio de um processo junto à secretaria.
O montante total do repasse é de R$ 50,9 milhões. De acordo com a legislação aprovada, 60% desse valor será destinado a abonos para os profissionais do magistério que estavam em efetivo exercício entre 1998 e 2007, além de aposentados que comprovarem vínculo com a instituição. Os herdeiros de profissionais falecidos também têm direito a esse benefício.
Os 40% restantes dos recursos do Fundef serão utilizados para a manutenção do ensino público no estado, incluindo a revitalização de unidades escolares e a implementação de projetos pedagógicos.