O Conselho Municipal de Transporte de Belém aprovou, nesta quinta-feira (10), a proposta de reajuste da tarifa do transporte coletivo urbano para a quantia de R$ 5,60, um aumento de 40% em relação ao valor atual (R$ 4,00). Agora, a mudança de preço segue para avaliação do prefeito Igor Normando (MDB).
O reajuste foi definido em reunião com o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros de Belém (Setransbel). O encontro foi acompanhado por protestos de estudantes, movimentos sociais e usuários do transporte coletivo, que se posicionaram contra o aumento da passagem.
O gabinete do prefeito terá, agora, a responsabilidade de avaliar a proposta e definir se o novo valor será ou não implementado.
“Cabe ao Executivo municipal aceitar ou não a proposta aprovada pelo Conselho, que sabe da importância do transporte público para a população”, concluiu Luciano de Oliveira, secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém.
Processo de aumento da passagem de ônibus
- O Setransbel apresenta uma planilha de gastos e propõe um novo valor de tarifa para o transporte público;
- A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana (Segbel – antiga Semob) também apresenta sua proposta de valor para a passagem;
- O Conselho Municipal de Transporte de Belém se reúne para discutir as duas propostas;
- O valor aprovado pelo Conselho segue agora para análise do prefeito de Belém. Ele pode homologar ou rejeitar a proposta. O prefeito também pode definir um percentual de reajuste diferente do que foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte de Belém;
- O passo final é a aprovação, ou não, pelo prefeito Igor Normando.