Dezoito indígenas da etnia Kambeba, da aldeia Tururukari-Uka, receberam a certificação como brigadistas de incêndio florestal, no último sábado (12). A aldeia é localizada no km 47 da rodovia AM-070, entre as cidades de Manaus e Manacapuru, no Amazonas.
A formação capacitou os moradores locais a combater os incêndios florestais previstos para aumentar em junho em razão da estiagem. O comandante da guarnição dos bombeiros de Manacapuru, Emerson Silva, ressaltou a importância deste treinamento: “Em alguns casos eles podem estar utilizando técnicas erradas e tendo o material certo. E a gente mostrando como é a técnica correta, vai ajudar a minimizar o tempo-resposta no combate”.
Em 2024, a comunidade teve que atuar no combate ao fogo para que a aldeia não fosse atingida, somente com conhecimentos ancestrais e sem nenhum equipamento.
“Nós passamos 23 dias brigando com o inimigo número 1, que era o fogo. Para nós foi muito difícil, porque não tínhamos nenhum equipamento, foi apenas na força e na coragem”, relembrou o presidente da Associação Tururukari-uka, Gelson Silva.
O treinamento aconteceu entre os dias 7 e 9 de abril em uma carga horária de 20 horas dividida em teoria e prática. Os conhecimentos adquiridos na formação serão repassados para os demais 58 membros da aldeia.