Parte das iniciativas do combate à criminalidade no estado, o programa Meu Celular completa um ano de funcionamento com 7,2 mil celulares recuperados e devolvidos aos seus verdadeiros proprietários. O Governo do Ceará iniciou a entrega, nesta terça-feira (15), mais um lote de aparelhos. Desta vez, com 355 celulares, dos quais 200 serão entregues hoje (15) e 155 a partir de amanhã (16).
Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá destacou a importância do programa ao longo desse último ano. “Temos tido um impacto importante na redução de roubos de aparelhos celulares, na casa de 21%, e de furtos, na casa de 10%. Essa redução representam menos 6.200 aparelhos que deixaram de ser subtraídos. Então, essa é uma ação importante e estratégica para proteger o patrimônio das pessoas e fazer com que essas possam ter mais tranquilidade”, pontuou.
Lançado em abril do ano passado, o Meu Celular é desenvolvido pelo Governo do Ceará e tem ajudado pessoas que foram vítimas de roubo ou furto de celular a recuperarem seus aparelhos. Entre abril de 2024 e março de 2025 foram recuperados 7.200 aparelhos. “Nossas instituições não vão descansar um minuto para entregar a paz e tranquilidade ao povo do Ceará”, finalizou o secretário.

Impactos na segurança pública
De abril de 2024 a março de 2025 foram roubados quase 4.800 celulares a menos em todo o Estado. A diminuição de furtos foi de mais de 1.700 aparelhos. Em percentual, no comparativo com o período de abril de 2023 a março de 2024, os roubos caíram 21% e os furtos 10,2% no Ceará.
O delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez, destacou o trabalho conjunto para ser possível a devolução dos celulares. “Esse é um trabalho muito bem integrado, que tem a participação da Polícia Civil e da Polícia Militar, que tem todo um trabalho de investigação, de rastreio, de localização e de comunicação com essas pessoas”, afirmou.
De acordo com Márcio Gutierrez, o programa teve um impacto até mesmo na conscientização na hora de adquirir aparelhos celulares. “Muitas vezes as pessoas adquirem os telefones sem tomar as cautelas devidas e acabam adquirindo um produto oriundo de um furto ou um roubo. Esse programa, além de combater os crimes de roubos e furtos de celulares e a cadeia de receptação desses aparelhos, estimula o cidadão e a cidadã a comprar melhor, a verificar se o produto tem uma rastreabilidade, se o vendedor é de confiançaO lote que começou a ser entregue nesta terça-feira (15) contém 355 aparelhos. Outros 155 celulares serão devolvidos amanhã (16).
Como funciona o programa
Para fazer o cadastro, o usuário deve criar um perfil em meucelular.sspds.ce.gov.br, informando seus dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado. Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição.
O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.
Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas.
O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).
Com informações do Governo do Estado.