MENU

Programa Meu Celular completa um ano e entrega mais 7,2 mil aparelhos recuperados no Ceará

O lote que começou a ser entregue nesta terça-feira (15) contém 355 aparelhos. Outros 155 celulares serão devolvidos amanhã (16).
De abril de 2024 a março de 2025 foram roubados quase 4.800 celulares a menos em todo o Estado. (Foto: Thiago Gaspar/Casa Civil)

Parte das iniciativas do combate à criminalidade no estado, o programa Meu Celular completa um ano de funcionamento com 7,2 mil celulares recuperados e devolvidos aos seus verdadeiros proprietários. O Governo do Ceará iniciou a entrega, nesta terça-feira (15), mais um lote de aparelhos. Desta vez, com 355 celulares, dos quais 200 serão entregues hoje (15) e 155 a partir de amanhã (16).

Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá destacou a importância do programa ao longo desse último ano. “Temos tido um impacto importante na redução de roubos de aparelhos celulares, na casa de 21%, e de furtos, na casa de 10%. Essa redução representam menos 6.200 aparelhos que deixaram de ser subtraídos. Então, essa é uma ação importante e estratégica para proteger o patrimônio das pessoas e fazer com que essas possam ter mais tranquilidade”, pontuou.

Lançado em abril do ano passado, o Meu Celular é desenvolvido pelo Governo do Ceará e tem ajudado pessoas que foram vítimas de roubo ou furto de celular a recuperarem seus aparelhos. Entre abril de 2024 e março de 2025 foram recuperados 7.200 aparelhos. “Nossas instituições não vão descansar um minuto para entregar a paz e tranquilidade ao povo do Ceará”, finalizou o secretário.

Impactos na segurança pública

De abril de 2024 a março de 2025 foram roubados quase 4.800 celulares a menos em todo o Estado. A diminuição de furtos foi de mais de 1.700 aparelhos. Em percentual, no comparativo com o período de abril de 2023 a março de 2024, os roubos caíram 21% e os furtos 10,2% no Ceará.

O delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez, destacou o trabalho conjunto para ser possível a devolução dos celulares. “Esse é um trabalho muito bem integrado, que tem a participação da Polícia Civil e da Polícia Militar, que tem todo um trabalho de investigação, de rastreio, de localização e de comunicação com essas pessoas”, afirmou.

De acordo com Márcio Gutierrez, o programa teve um impacto até mesmo na conscientização na hora de adquirir aparelhos celulares. “Muitas vezes as pessoas adquirem os telefones sem tomar as cautelas devidas e acabam adquirindo um produto oriundo de um furto ou um roubo. Esse programa, além de combater os crimes de roubos e furtos de celulares e a cadeia de receptação desses aparelhos, estimula o cidadão e a cidadã a comprar melhor, a verificar se o produto tem uma rastreabilidade, se o vendedor é de confiançaO lote que começou a ser entregue nesta terça-feira (15) contém 355 aparelhos. Outros 155 celulares serão devolvidos amanhã (16).

Como funciona o programa

Para fazer o cadastro, o usuário deve criar um perfil em meucelular.sspds.ce.gov.br, informando seus dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado. Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição.

O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.

Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas.

O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).

Com informações do Governo do Estado.

47
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Fortal de 2025 já tem data confirmada; veja o que se sabe sobre o evento próximo ano
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Confusão por revezamento de aparelho causa briga em academia de Fortaleza; veja vídeo
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Lugares Pet Friendly para levar seus bichos de estimação em Fortaleza
Pré-carnaval em Fortaleza: confira a programação para janeiro e fevereiro 
Filme da Netflix conta história de vice-presidente de Donald Trump

Notícias relacionadas:

Estações da Av. Bezerra de Menezes são interditadas a partir desta quarta-feira (30) para obras
Ceará
Estações da Av. Bezerra de Menezes são interditadas a partir desta quarta-feira (30) para obras
Ceará aumenta número de alunos da rede pública aprovados no ensino superior em 2024
Ceará
Ceará aumenta número de alunos da rede pública aprovados no ensino superior em 2024
Evandro Leitão cumpre agenda em Brasília com reunião no Ministério das Cidades
Ceará
Evandro Leitão cumpre agenda em Brasília com reunião no Ministério das Cidades
Catedral Metropolitana de Fortaleza terá missa em homenagem ao pontificado de Papa Francisco
Ceará
Catedral Metropolitana de Fortaleza terá missa em homenagem ao pontificado de Papa Francisco
logo-urbnews-redondo