O cearense Paulo Fraga-Queiroz, conhecido por sua atuação na publicidade, estreia no universo literário com o livro “Pássaros de giz”, publicado pela Editora 7Letras. O lançamento será realizado no dia 10 de junho, às 19h, em evento gratuito e aberto ao público, na praça do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-Ce), em Fortaleza.
Resultado de anos de escrita sensível e apurada curadoria, a obra conta com posfácio do poeta Adriano Espínola, membro da Academia Carioca de Letras. Espínola destaca o frescor poético do livro, evocando a definição de Robert Frost para a poesia como “um novo olhar e um novo escutar”.
Dividido em três partes, “Pássaros de giz” convida o leitor a transitar por diferentes registros e atmosferas poéticas. Em “O mar por perto”, primeira seção, o autor mergulha em lembranças da infância e da cidade de Fortaleza, recriando cenários afetivos com sutileza e lirismo.
Na segunda parte, Fraga-Queiroz dialoga com grandes nomes da poesia, como Manoel de Barros, Adélia Prado, Camões e Fernando Pessoa, refletindo sobre o ofício de escrever. Já na terceira, adota uma linguagem mais concisa e experimental, influenciada pela poesia marginal, neoconcreta e pelos haicais, sempre com toques de humor e precisão formal.
Com uma escrita coloquial elaborada com inventividade, “Pássaros de giz” marca a chegada de um poeta maduro, que se apresenta ao leitor com lirismo, ironia e autenticidade. O livro já está disponível para pré-venda no site da editora.