Nesta quinta-feira (5), a Prefeitura de Fortaleza e a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) promoveram uma programação especial com foco na educação ambiental e na sustentabilidade. As atividades ocorreram na Escola Municipal Dois de Dezembro, no Terminal da Messejana e no Parque Rachel de Queiroz. No último evento, o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente anunciou parceria com regionais para a limpeza de lagoas e praças ao longo de todo o ano.
O secretário João Vicente detalhou que, ao longo do mês de junho, conversará com os titulares das regionais para identificar as necessidades e definir o que a Seuma pode fazer para conscientizar a população.
“Nós vamos trabalhar também na limpeza de lagoas, trabalhar também alguns eventos em algumas praças, [promover] limpeza de praças”, afirmou o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente.
Sobre o trabalho conjunto com as regionais, o titular da Seuma disse: “A gente sabe que a Prefeitura é muito grande, o município de Fortaleza é muito grande, e são eles [secretários regionais] mini-prefeitos, então são eles que vão coordenar nossas ações, são eles que vão passar pra gente as dores”.
Também nesta quinta-feira, pela manhã, a gestão municipal lançou o programa “Joga Limpo”. O projeto tem como objetivo combater o descarte irregular de resíduos no entorno das escolas municipais, por meio de um cronograma de até cinco semanas. Nesse período, as áreas afetadas serão identificadas, limpas, requalificadas e transformadas em pontos limpos, com intervenções visuais e ambientais para sensibilizar a população.
Outra novidade anunciada foi o projeto Parada Verde. A iniciativa leva ações de educação ambiental e práticas sustentáveis a espaços públicos de grande circulação. Ao longo de junho, a Parada Verde marcará presença nos terminais de ônibus da Parangaba e do Antônio Bezerra, com atividades educativas e distribuição de mudas nativas à população.
À noite, no Parque Rachel de Queiroz, uma ação contou com apresentações musicais, distribuição de mudas nativas, jogos interativos, oficinas de pintura ambiental, gibis e um tabuleiro gigante voltado à conscientização ecológica.