Na manhã desta quinta-feira (5), durante o lançamento do programa “Joga Limpo”, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), criticou a filiação do ex-prefeito e ex-pedetista Roberto Cláudio ao partido União Brasil.
Evandro afirmou que a mudança de partido de Roberto Cláudio e as movimentações recentes da oposição representam uma tentativa de enfraquecer o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
“Estão todos se juntando contra uma pessoa (ministro Camilo Santana), mas não a favor de uma população. É dessa forma que eu vejo, infelizmente, nós temos pessoas que estão manchando a sua história, estão manchando o seu passado e só tem que lamentar essas pessoas que não estão vendo a população, mas estão vendo, sim, caprichos e estão vendo interesses, interesses pessoais e não interesses coletivos”, afirmou.
O anúncio da filiação ao novo partido foi feito por Roberto Cláudio na última terça-feira (3), ao lado do presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner, durante um café da manhã da oposição na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Na última quinta-feira (29), o ex-prefeito havia anunciado a saída do Partido Democrático Trabalhista (PDT) através de uma publicação nas redes sociais.
No mesmo dia do anúncio da desfiliação, Roberto Cláudio, e o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), se encontraram em Fortaleza. Bolsonaro esteve na capital cearense para participar do 2º Seminário de Comunicação do PL.
Recentemente, Roberto Cláudio e o seu então partido PDT vinham divergindo de posicionamentos na política local, incluindo as últimas eleições municipais de 2024.
O prefeito Evandro Leitão e o ex-prefeito Roberto Cláudio foram correligionários do PDT. Evandro deixou o partido e filiou-se ao PT em dezembro de 2023.