Os presidentes da França e do Brasil, Emmanuel Macron e Lula (PT), publicaram registros ao lado das primeiras-damas, Brigitte Macron e Janja da Silva, com a Torre Eiffel, cartão postal de Paris, ao fundo, iluminada nas cores do Brasil.
A publicação foi compartilhada nesta quinta-feira (5), nas redes sociais de ambos os mandatários. “Estamos aqui meia-noite na Torre Eiffel, Macron e eu, trabalhando para melhorar a França e o Brasil”, disse Lula, e Macron completou: “A França ama o Brasil”.
Na legenda do post, o chefe do Executivo nacional escreveu, em português e francês: “Meia-noite em Paris”.
O presidente Lula está em viagem oficial à Europa, onde chegou nesta quinta (5) à França para cumprir agenda nesta semana.
Em Paris, ele se reuniu com Macron e com outras lideranças políticas do país europeu. A agenda incluiu ainda uma reunião com a prefeita da Capital francesa, Anne Hidalgo, e um encontro com a comunidade brasileira. Além de uma declaração à imprensa, ao lado do mandatário da França.
Nessa declaração, Lula fez um apelo público a Macron. “Abra seu coração para o acordo da União Europeia com o Mercosul”, pediu o petista.
Até então, os franceses adotaram uma postura protecionista para resguardar seus produtores rurais, o que tem atrasado a implementação do acordo.
Ao longo da sua fala, Lula exaltou as parcerias entre Brasil e França em temas como proteção ambiental e a produção de aeronaves e submarinos.
O presidente também citou o trabalho conjunto entre os dois países na produção de helicóptero que, segundo Lula, pode reforçar a atuação das polícias no combate ao crime organizado.