Ao som do tradicional forrózinho, o primeiro dia do São João de Fortaleza se iniciou nesta última sexta-feira (6), lotando o Polo de lazer do bairro José Walter. Além de muita música, o evento, organizado pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) com o apoio do Instituto Cultural Iracema (ICI), contou com um Festival do Pratinho.
De acordo com a secretária da Cultura Helena Barbosa, o tema deste ano: “É Arraiá por toda a Cidade”, busca a descentralização das ações culturais na cidade de Fortaleza. “Para a gestão, é muito importante reverenciar a memória da cidade, e o movimento dos arraiais e das quadrilhas juninas é marcado pela liderança da Cumade Chica. Trazendo a abertura para o José Walter, a gente fortalece esse legado e promove a descentralização dos eventos culturais”, declarou.
A música da primeira noite ficou por conta de Toca do Vale, Japinha, Jean Dumont e Robertinho do Acordeon que foram trilha sonora do Festival do Pratinho, realizado em conjunto com o Mercado AlimentaCE.
O Festival Junino deste ano marca a oficialização das quadrinhas juninas como Patrimônio Imaterial da Cidade de Fortaleza, reforçando o reconhecimento da dança tradicional. “Neste São João, investimos em 24 festivais, em todas as regionais da capital, e no incentivo de mais de 50 quadrilhas. Esse movimento contribui para o reconhecimento de que toda a cidade tem um circuito de economia criativa, de produção artística, e fomenta esses pontos”, pontuou a secretária.
Este ano, o São João homenageia a “Cumade Chica”, precursora dos festivais juninos na década de 70 na cidade de Fortaleza, com o “Arraiá da Cumade Chica”. Em 2018, a Lei nº 16.623 integrou ao calendário oficial de eventos do Estado do Ceará o Arraiá feito pela Cumade Chica.