O Instagram anunciou nesta quinta-feira (12) uma série de novidades para a rede social que prometem dar maior controle criativo aos usuários. A principal delas é a possibilidade de reorganizar a grade de postagens do perfil (o famoso feed), permitindo que os usuários escolham a ordem em que as fotos e vídeos aparecem, independente das datas de publicação.
O recurso é um dos mais pedidos pelos usuários e já havia sido prometido pela plataforma há bastante tempo. Em 2022, por exemplo, a ferramenta foi encontrada nos códigos do aplicativo em desenvolvimento, mas não chegou ao estágio final de distribuição. Apesar do anúncio, a atualização ainda não está disponível para todos os usuários da rede.
Até então, a única outra opção para alterar a ordem das postagens era fixando alguns conteúdos na primeira fileira da grade. Com a novidade, contudo, será possível ajustar a aparência da grade de perfil do jeito que o usuário quiser – seja por estética ou por estratégia.
Segundo o Instagram, o recurso passou por um período de testes com alguns usuários e já está pronto para ser liberado. A rede social pretende começar a liberação para mais pessoas a partir do dia 16 de junho.
Como reorganizar o feed
A atualização vai permitir que o usuário reorganize suas postagens em fotos e vídeos de duas maneiras diferentes:
- a primeira dela será pressionando e segurando um post, e depois arrastando e soltando no espaço que quiser;
- a segunda é selecionando a opção “Editar Grade”, que deverá aparecer logo abaixo do botão de editar o perfil;
À priori, essas alterações só irão funcionar no aplicativo do Instagram e não há um limite de uso. Porém, só será possível editar a aparência da própria grade inicial, sem a opção de mudar a ordem das outras abas do perfil.
Outra atualização é a opção de publicar “silenciosamente”, sem que a publicação apareça no feed dos seguidores. Ainda em fase de testes, o recurso é voltado para quem deseja compartilhar conteúdos sem a pressão de engajamento. “Postar no feed pode ser intimidador. Queremos facilitar a expressão criativa”, afirmou Adam Mosseri, chefe da plataforma.
Além disso, a rede social lançou ainda uma integração com o Spotify, permitindo que o usuário compartilhe músicas que esteja ouvindo em tempo real nas Notas do Instagram.