Nesta terça-feira (17), o presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner, negou qualquer tipo de apoio ao Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições de 2026 e afirmou que o partido “não estará no mesmo palanque”.
Em um vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (17), Capitão Wagner declarou: “Mentira! Ministro Camilo Santana mente ao espalhar notícias pela imprensa de que o União Brasil estará com o PT na eleição do próximo ano. Mente porque o União Brasil não estará no mesmo palanque onde indivíduos e políticos envolvidos com facções estarão, acobertados inclusive pelo governo do PT. O governo do PT que aceita esse apoio sem qualquer constrangimento, não merece o nosso apoio, porque aparelhou o nosso país, aparelhou o estado do Ceará e transformou o estado do Ceará no estado mais violento do país”.
Ele ainda afirma que o partido estará na oposição tanto em nível local quanto nacionalmente e que “reafirmou” a posição com Antonio de Rueda, presidente nacional do União Brasil. “Tenho mantido contato frequente com o presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda – inclusive nos falamos na data nesta terça-feira (17) – que reafirmou de forma clara e inequívoca: o União Brasil segue na posição de oposição tanto no âmbito federal quanto no estadual. Esse é também o entendimento da Federação União Progressista, da qual o partido faz parte”, declarou.
Contextualização
Em entrevista concedida ao Diário do Nordeste no fim de maio, o ministro Camilo Santana afirmou que deseja atrair partidos que atualmente não fazem parte da base do governo petista. Na ocasião, ele citou o União Brasil: “Tenho disposição para dialogar, inclusive com partidos que hoje não estão na base, como o União Brasil, por exemplo”, disse.
Camilo também mencionou que tem dialogado com o presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda. Ele ainda cita a deputada federal Fernanda Pessoa e o deputado federal Moses Rodrigues, ambos do partido de Capitão Wagner.
A reportagem apurou com os políticos mencionados. Fernanda Pessoa se posicionou confirmando o diálogo, mas Moses Rodrigues e o Diretório Nacional do União Brasil não confirmaram a afirmação de Camilo.
Já nesta semana, o governador Elmano de Freitas declarou que o União Brasil possui parlamentares tanto na oposição quanto na base do governo Lula, e que pretende dialogar com todos os partidos dispostos a colaborar: “Sabemos que o União Brasil tem uma divisão, tem parlamentares e lideranças que são da oposição, parlamentares que são da base do governo do presidente Lula, que são da base do nosso governo. E vamos, evidentemente, dialogar permanentemente com todos os partidos que queiram colaborar com o que tem sido feito no estado do Ceará”, afirmou.
No cenário nacional, o governo Lula conta com o ministro do Turismo, Celso Sabino, que é deputado federal licenciado pelo União Brasil.