Em comemoração aos seus 190 anos, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lança a exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo”. A mostra foi inaugurada nesta terça-feira (17) e está disponível para todo o público até dia 17 de agosto no prédio sede da instituição no Dionísio Torres, em Fortaleza.
Segundo o presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), a exposição cria “uma série de oportunidades de conhecermos memórias vivas e interessantes de vários períodos diferentes da democracia, ou da não democracia, no nosso Estado e no nosso País”. A exposição conta com testemunhos dos presidentes que passaram.
Também estavam presente na inauguração da exposição as deputadas Larissa Gaspar (PT), Juliana Lucena (PT) e Jô Farias (PT) e os deputados Júlio César (PT), Agenor Neto (MDB), Bruno Pedrosa (PT), Guilherme Sampaio (PT), Missias Dias (PT) e Nizo Costa (PT).
De acordo com o coordenador do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), Paulo Roberto Nunes, a exposição conta os principais acontecimentos da história do Ceará desde de quando a Assembléia Provincial foi instalada, no século XIX. Durante esse período, o estado viveu a ditadura e a redemocratização.
A apresentação contou com apoio do Museu do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará, Instituto do Ceará, Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Federal do Ceará (UFC), que deixaram a exposição mais acessível à todos.
“Fizemos parceria com a UFC e com a Uece para termos peças táteis e audiodescrição em algumas peças. Tivemos acesso a acervos de diversas instituições, como a Biblioteca Estadual do Ceará”, declarou o curador da mostra, Miguel Rodrigues.
Cerca de 50 servidores de diversos setores da Casa também foram homenageados na exposição por meio de uma galeria em vídeo. Além da mostra, outras ações acerca dos 190 anos de história da Assembleia Legislativa também estão sendo realizadas, como produções audiovisuais.