Nesta terça-feira (17), o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Chagas Vieira, palestrou sobre comunicação governamental e transparência. Na ocasião, o secretário chamou a atenção para as “fake news”, especialmente nas redes sociais.
Segundo ele, o melhor caminho para combater as inverdades e garantir a transparência é utilizar a verdade. “Para combater as ‘fakes news’, usem a verdade. Destruam as mentiras com a verdade. É assim que tornamos transparente a comunicação governamental. Tirem o melhor proveito das redes sociais, propagando para a sua população o que fazem no dia a dia. E para isto as diferentes plataformas digitais são muito eficientes pelo largo alcance que têm.”
Ele ainda complementou a apresentação com dados sobre a comunicação institucional do Governo do Estado do Ceará. “Para vocês terem uma ideia, o Ceará é o oitavo estado [mais populoso] do país. Mas é o estado mais conectado no Instagram do país. Hoje nós temos quase 800 mil ali no Instagram, superando inclusive estados como São Paulo”, afirmou. O perfil oficial do governo do Ceará tem, hoje, 779 mil seguidores.
Somente no portal, 67,6% dos internautas acessam o site oficial do governo por meio do celular, demonstrando que o cenário hoje é bem diferente de alguns anos atrás. “67,6% de quem vai pro nosso site vai através do celular. Então a realidade hoje é outra. Antigamente, os governos ficavam trabalhando esperando o que ia sair na manchete do jornal do dia seguinte. Agora não, eu tô preocupado com o que vai estar daqui a 5 minutos nas redes sociais, nos sites”, explicou.
Ele também destacou o papel da imprensa nesse cenário. “Veja bem, enquanto as redes sociais viraram esse campo de desinformação, nós temos que cada vez mais valorizar a imprensa séria e a imprensa que comunica bem”.