A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou um novo curso de bacharelado em Inteligência Artificial, o primeiro da região Norte do Brasil. O anúncio oficial ocorreu nesta terça-feira (17), juntamente com o lançamento dos editais do Vestibular 2025 e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), que irão ofertar mais de 3,7 mil vagas neste ano em todo o estado.
O evento contou com a participação de várias autoridades políticas e de instituições de ensino, além do governador Wilson Lima (União), que destacou a importância de acompanhar o desenvolvimento tecnológico através da oferta de cursos na universidade.
“O que nós estamos fazendo aqui não é apenas o lançamento de um curso, mas é a visão de futuro que temos para o Amazonas, de um estado que acredita na educação, aposta na capacidade do cidadão que mora aqui de ser protagonista nesse processo de transformação para encontrar soluções que são importantes no dia a dia até aqueles mais complexos”, afirmou o governador Wilson Lima.
O reitor da UEA, André Zogahib, enfatizou que a instituição é a primeira do Norte do Brasil a oferecer um curso de Inteligência Artificial e que a oportunidade também possibilita que os alunos desenvolvam novas pesquisas voltadas para a área.
O novo curso será ofertado nos municípios de Parintins e Itacoatiara, com início previsto para agosto de 2026. Cada cidade terá uma turma com 30 alunos, totalizando 60 vagas na primeira edição do curso, que será ministrado na modalidade presencial, com suporte tecnológico e docentes especializados na área de IA.