A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lança, na próxima terça-feira (24), o primeiro episódio da série documental “Alece 190 anos: a história do Parlamento cearense”. A produção é dividida em quatro episódios que resgatam momentos importantes da trajetória da “Casa do Povo”, e que serão exibidos na programação da Alece TV.
A produção reconstitui a história do Poder Legislativo cearense através dos depoimentos de 23 entrevistados. Dentre eles, ex-presidentes, deputados, servidores, historiadores e memorialistas. “Como atual presidente da Alece, participei dessa produção com minhas impressões e memórias”, destacou o presidente da Casa, o deputado estadual Romeu Aldigueri (PSB).
Aldigueri também ressaltou que momentos de grande relevância para o Ceará e o país serão abordados, como a aprovação da lei que aboliu a escravidão no Estado, em 25 de março de 1884 ー quatro anos antes da Lei Áurea. “A série também detalha as mudanças da sede da Assembleia, perpassa por momentos como o Estado Novo, a Ditadura Militar, a Constituinte Estadual de 89, entre outros tantos fatos históricos relevantes e importantes”, pontuou.
O primeiro episódio estará disponível nas plataformas Alece Play, Alece TV e YouTube da Alece a partir de 24 de junho. Já os demais episódios estão previstos para os dias 1º, 8 e 15 de julho. A produção da série é assinada pelo Núcleo de Documentários da Alece TV, vinculado à Coordenadoria de Comunicação Social.
190 anos da Casa do Povo
Além de produções audiovisuais, a comemoração dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) conta com outras ações alusivas. Como o lançamento da exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo”, na última terça-feira (17). A mostra está aberta ao público até o dia 17 de agosto no prédio sede da instituição no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.
Segundo o presidente da Alece, o deputado Romeu Aldigueri (PSB), a exposição cria “uma série de oportunidades de conhecermos memórias vivas e interessantes de vários períodos diferentes da democracia, ou da não democracia, no nosso Estado e no nosso País”. A exposição conta com testemunhos de ex-presidentes da Casa.
De acordo com o coordenador do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), Paulo Roberto Nunes, a exposição reconstrói os principais acontecimentos da história do Ceará desde quando a Assembléia Provincial foi instalada, no século XIX. Durante esse período, o estado passou pela ditadura militar e pela redemocratização.
Entre as ações, ainda consta o lançamento da 71ª edição da Revista Plenário Alece, que traz um mergulho profundo na trajetória do Legislativo estadual, destacando marcos históricos, as transformações políticas e sociais e os desafios que moldaram a atuação legislativa ao longo das décadas.
Além disso, uma marca especial foi adicionada à identidade visual da Casa, que simboliza os diferentes ciclos da Alece dos últimos 190 anos. A programação segue até dezembro.