O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), se reuniu com o CEO Global da Fortescue, Andrew Forrest, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para tratar de um novo empreendimento para o Porto do Pecém, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. O encontro ocorreu na última quarta-feira (18), em Brasília.
O projeto da Fortescue consiste em uma instalação de uma empresa de fabricação de Hidrogênio Verde (H2V) no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Segundo o governador, o empreendimento, estimado em R$ 18 bilhões, deve gerar mais de 8.900 empregos para todo estado.
“Seguiremos trabalhando para garantir as condições necessárias para tornar o nosso estado um HUB de H2V. É mais desenvolvimento e emprego qualificado para o nosso povo”, pontuou Elmano.
Ainda de acordo com o governador, o Hub de Hidrogênio Verde deverá investir “mais de R$ 131 bilhões em investimentos de projetos de várias empresas”. Diante disso, é estimado cerca de 80 mil novos postos de trabalho, tanto de forma direta quanto indireta.