Segundo o levantamento feito pela Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios do Sebrae, 72% dos empreendedores vendem utilizando redes sociais, aplicativos ou internet. O dado mostra o fortalecimento das ferramentas digitais no mercado como forma de expandir as demandas e alcançar novos públicos.
Em outra pesquisa do tema, a HostGator mostrou que 45% dos entrevistados planejam intensificar a produção de conteúdo para as redes sociais. Outro ponto importante abordado nos estudos é sobre o aumento na utilização de smartphones pelas empresas e pequenos empreendedores. A ferramenta tem aumentado a agilidade de publicação e resposta dos conteúdos comercializados virtualmente.
As redes sociais mais utilizadas pelos empreendedores são o Whatsapp (81%) e o Instagram (60%). O engajamento comercial nessas plataformas tem aumentado os números de vendas online, principalmente entre os pequenos empreendedores.
O levantamento da HostGator apresentou que cerca de metade dos entrevistados aponta a falta de conhecimento técnico como o principal desafio enfrentado no ambiente digital. Nesse contexto, vem aumentando a procura por cursos e especializações dentro da área da tecnologia e comércio digital.