O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, no Kremlin, nesta sexta-feira (23). No encontro, o chefe de estado russo criticou os ataques realizados pelos EUA no último fim de semana contra instalações nucleares iranianas.
Putin definiu o ataque como infundado e alegou que não há nenhuma base ou justificativa para as ações do exército americano. As falas de apoio dão um tom já esperado de um aliado de longa data do país mulçumano. Segundo o chanceler iraniano Araqchi, o encontro em Moscou servirá para fazer consultas de “grande importância”.
No último sábado, o presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou um ataque às bases nucleares no Irã. De acordo com Trump, a ofensiva foi necessária para barrar um progresso no programa nuclear do país do Oriente Médio, que representaria uma ameaça para o Ocidente.
O Irã vinha sendo atacado por Israel, num conflito que se arrastava por semanas atacando até mesmo áreas civis. Com o ataque dos EUA, diversos países e blocos econômicos vem se posicionando por uma busca de acordo de paz, tendo em vista os impactos que uma resposta iraniana poderia representar em escala mundial.