Após uma decisão liminar da Justiça do Amazonas, ficou suspensa a proibição ao pagamento em dinheiro nos terminais e ônibus de Manaus. A decisão foi proferida pela juíza Sanã Almendros no último sábado (21).
Na decisão, a magistrada concluiu que o dinheiro segue sendo uma forma de pagamento legal e sua exclusão exigiria medidas compensatórias para a população. Em outro ponto, foi reforçado que não houve campanhas educativas por tempo suficiente sobre o tema com os passageiros que dependem do transporte público.
A medida de excluir o pagamento em dinheiro nos acessos a terminais e estações de ônibus foi anunciada no último dia 17 de junho, pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), e a operação de 14 linhas apenas com o pagamento digital exclusivo.
Após a repercussão negativa, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) entrou com o pedido na justiça pela suspensão da medida. A digitalização do sistema de transporte é fruto de um acordo do Sinetram e o Ministério Público que visa proteger os passageiros e diminuir os números de assaltos a coletivos.