A Alece TV apresenta, nesta terça-feira (24/06), o primeiro episódio da série documental “Alece 190 anos: a história do parlamento cearense”. A produção é exibida às 21h (canal 31.1) e também fica disponível no Alece Play, que pode ser acessado online ou baixado na loja de aplicativos para Android.
O primeiro episódio aborda cronologicamente a atuação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), da sua fundação em 7 de abril de 1835 até o movimento das Diretas Já, nos anos 1980. A primeira parte da produção apresenta momentos da gênese do parlamento cearense, contextualizada com fatos do período histórico conhecido como Brasil Império.
Um desses temas é abolição da escravidão, quando a Assembleia esteve na linha de frente para que o Ceará extinguisse, quatro anos antes da Lei Áurea, o regime de trabalho escravo. A transição para a República, o Estado Novo e a Ditadura Militar são outros marcos abordados neste primeiro momento do documentário.
As mudanças de sede do parlamento cearense também são destaque, desde a sede da Assembleia Provincial, na Praça da Sé; passando pela antiga Intendência Municipal, na rua Floriano Peixoto; pelo Palacete Senador José Martiniano de Alencar, na rua São Paulo (onde funciona o Museu do Ceará); até chegar ao Palácio Deputado Adauto Bezerra, na avenida Desembargador Moreira, sede atual da Alece.
O início da participação feminina no parlamento cearense, que trouxe novas perspectivas, pautas e abordagens para os debates legislativos, enriquecendo o processo democrático, é outro ponto enfático do primeiro episódio.
Dividida em quatro episódios, a série documental é uma celebração à memória da Casa do Povo como espaço de conquistas e serviços prestados à população cearense. A produção é do Núcleo de Documentários da Alece TV. Após a exibição na programação, o episódio estará disponível nas múltiplas plataformas da Casa, como o Alece Play e o YouTube da Alece TV.
Como assistir a Alece TV:
Fortaleza – canais 31.1 e 7.3 (digital);
Sobral – canal 31.1;
Juazeiro do Norte – canal 7.3.
Na TV por assinatura: Claro (canal 11);