Uma subestação de energia no bairro Planalto Pici, em Fortaleza, registrou uma explosão na manhã desta quarta-feira (25). A unidade é responsável pelo fornecimento de luz do Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), que no momento enfrenta oscilações.
À priori, a informação que se tinha era a de queda de uma aeronave nas imediações da universidade, porém, segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CMBCE), “após verificação no local da ocorrência registrada, não foi constatada a queda de aeronave, conforme informado inicialmente”.
“Equipes especializadas do CBMCE foram rapidamente deslocadas para o local, onde havia relatos de fumaça intensa, além do registro de algo semelhante a uma explosão”, completou a organização, afirmando que agentes permanecem no local, “garantindo a segurança da área e a apuração dos fatos”.
A Enel Distribuição Ceará informou que a explosão na manhã desta quarta (25) aconteceu após “um defeito interno na subestação da Universidade Federal do Ceará, de responsabilidade do cliente, causou o desligamento de uma linha de alta tensão entre as subestações Pici e Maguary”.
Após a ocorrência, segundo a empresa, houve oscilação para alguns clientes. A Enel esclareceu que, “de imediato, enviou equipes para inspeção na rede da distribuidora”.
Em nota publicada nas redes sociais, a UFC informou que “ainda não há previsão para o retorno da energia elétrica no Campus do Pici”.
Nota da UFC na íntegra
A Universidade Federal do Ceará (UFC) informa que, na manhã desta quarta-feira (25), houve um problema na subestação transformador do Campus do Pici. Segundo informações da Superintendência de Infraestrutura da UFC, a subestação pegou fogo, afetando a distribuição de energia de todo o campus.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e está no local para conter o fogo e garantir a segurança. Não houve feridos durante o ocorrido, bem como não há informações sobre fatores externos que possam ter provocado o problema técnico. Foi feito o desligamento da rede da Enel, mas ainda não há previsão para o retorno da energia no Campus do Pici. Quaisquer informações além dessa nota, devem ser verificadas nos canais oficiais da UFC.