A cidade de Fortaleza deverá receber cerca de 460.884 visitantes ao longo do mês de julho, período de maior relevância para o setor turístico, segundo levantamento do Observatório do Turismo de Fortaleza, núcleo de estudos e pesquisas vinculado à Setfor. Esses números representam um crescimento de 22,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, que obteve 376.214 turistas.
Essa previsão também impacta diretamente com o mercado de trabalho da cidade e estima-se cerca de um aumento de 28,4% de vagas de empregos, tanto formais quanto informais nesse período. Em relação ao mesmo período de 2024, que foram registrados 68.239 oportunidades, este ano estima-se que esses números subam para 87.607 vagas.
Com base nas pesquisas realizadas entre 1º de abril e 1º de junho de 2025, pela plataforma Booking.com, a capital cearense lidera o ranking de destinos mais buscados entre o norte e nordeste. Já no cenário nacional, Fortaleza aparece em quinquagésimo lugar.
Também é previsto um aumento referente a produção total da atividade turística, que deverá alcançar cerca de R$ 3,76 bilhões este ano, um aumento de 28,7%, comparado aos R$ 2,92 bilhões do ano anterior.
De acordo com a secretária de Turismo de Fortaleza, Denise Carrá, o crescimento desses números representa a importância do setor de turismo para a cidade. “O turismo não é apenas lazer. Ele movimenta a economia, gera emprego, renda e oportunidade. Os dados que projetamos para julho reforçam a potência do nosso setor e a importância de políticas que qualifiquem o destino e promovam Fortaleza de forma estratégica”, pontuou.
Esses resultados são monitorados pela Setfor. “Recebemos Fortaleza abaixo das nossas metas de 2025. No Carnaval, por exemplo, aparecíamos em 7º lugar na Booking.com. Com ações de divulgação e diálogo com o setor, fomos crescendo: no Dia dos Namorados, já éramos o 2º destino mais buscado do Nordeste no Kayak, e no Corpus Christi, alcançamos o 1º lugar na Booking. Agora, para um dos períodos mais importantes do ano, chegamos ao topo do Norte e Nordeste”, declarou a secretária.
Durante o mês é esperado uma ocupação hoteleira superior a 85%, conforme as ocupações médias de outras datas especiais analisadas pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE).
Segundo Denise: “Esses resultados são a comprovação incontestável de um trabalho contínuo que traz a promoção de nossa cidade e o diálogo contínuo com os demais setores do turismo como ações prioritárias para o fortalecimento da economia de nossa cidade”.