A economia cearense segue em trajetória positiva e avança em ritmo superior ao do Brasil. No primeiro trimestre de 2025, o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará apresentou crescimento de 4,18% em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho supera a média nacional, que foi de quase 3% no mesmo comparativo.
Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que também apontou que, no acumulado dos últimos quatro trimestres, o Ceará teve expansão de 6,33% no PIB. O resultado representa quase o dobro da média nacional no período, que ficou em 3,5%.
Nas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) celebrou os números e atribuiu o desempenho a uma combinação de políticas públicas e parcerias com o setor produtivo. “Esse resultado é fruto de muito trabalho e parcerias com o setor produtivo, para garantir desenvolvimento que gera empregos e oportunidades para os cearenses”, escreveu.
A agropecuária foi o destaque entre os setores da economia cearense, e registrou alta de 18,43% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período de 2024. Já o setor de serviços também teve desempenho positivo, com crescimento de pouco mais de 3,40%, seguido pela indústria, que avançou 2,87%.
Para o ano de 2025, a projeção do Ipece indica continuidade no crescimento: a estimativa é de alta de 2,78% no PIB cearense, número que fica à frente da previsão para o Brasil, de 2,20%.