Mais de 400 policiais militares do Piauí foram promovidos durante a solenidade em comemoração aos 190 anos da Polícia Militar do estado, realizada na manhã desta quarta-feira (25), no Quartel do Comando Geral (QCG), na zona Sul de Teresina. A cerimônia teve início às 7h30 e reuniu autoridades, militares e convidados.
Ao todo, foram promovidos 110 oficiais e 327 praças. A solenidade contou ainda com a entrega de medalhas, homenagens, desfiles, apresentação da tropa, execução de hinos, exibição de vídeos institucionais e discursos de autoridades.
O evento marcou o ponto alto das celebrações pelo aniversário da corporação, que já vinham sendo realizadas ao longo do mês. Na terça-feira (24), por exemplo, uma celebração ecumênica em ação de graças foi realizada na Catedral Metropolitana de Teresina.
Durante a solenidade, o governador Rafael Fonteles (PT) anunciou que 660 alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD) devem ingressar nos quadros da Polícia Militar em agosto. Ele também confirmou a realização de um novo concurso público com mil vagas até o fim do ano, cujos aprovados serão convocados em 2026.
Fonteles ainda destacou outras medidas previstas para a corporação, como a entrega de um novo fardamento azul-petróleo e a inauguração de um sistema de videomonitoramento na capital, programado para agosto de 2025.