O Parque da Cidade em Belém será aberto ao público nesta sexta-feira (27). Construído no local onde ficava o antigo Aeroporto Brigadeiro Protásio, a inauguração oficial está marcada para o final do primeiro trimestre deste ano, e as obras têm 88% de conclusão até o momento.
Pensado para abrigar os participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), o espaço ocupa uma área de 500 mil metros quadrados. Com a abertura antecipada ao público, a população terá a oportunidade de conhecer o projeto antes do evento que será realizado em novembro.
Com um projeto voltado ao lazer, sustentabilidade e convivência, o Parque da Cidade terá mais de 2.500 árvores plantadas num complexo com ecotrilhas, ciclotrilhas, áreas esportivas, museu da aviação e um lago. Outro ponto importante é a sustentabilidade com a utilização de placas fotovoltaicas, sistema de reaproveitamento de água, wetlands (áreas úmidas naturais) e mobiliário urbano adaptado ao clima amazônico.
Integrando um pacote com mais de 30 obras voltadas para a COP, o parque será usado para oferecer conforto térmico aos visitantes com pontos de hidratação, bancos com materiais sem retenção de calor e cobertura vegetal que possibilita espaços com sombreamento.
O local será entregue oficialmente ao Governo Federal em agosto, para a instalação das estruturas temporárias do evento ambiental internacional. Serão dois pontos construídos, a Green Zone e a Blue Zone, dedicadas a participação dos visitantes, negociadores e delegações oficiais durante a COP 30.