Até 2026, o Governo do Ceará prevê chegar à convocação de seis mil novos profissionais para a rede de saúde. Três mil já foram nomeados em 2023 e 2024, com a expectativa de convocar outros mil em 2025. A primeira chamada deste ano listou 357 nomes e, nesta semana, 197 novos servidores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) tomaram posse no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
“A primeira conquista é a de vocês, e a segunda é do povo cearense. Estamos dando posse a servidores efetivos, que passarão muitos anos servindo ao nosso povo. O fato de vocês serem estatutários, com estabilidade, é uma conquista muito importante”, parabenizou o governador Elmano de Freitas durante a cerimônia de posse na última quarta-feira (25), que contou com a presença dos novos servidores e familiares.
Os servidores empossados foram nomeados em maio para atuar nas áreas médica, assistencial e administrativa da rede estadual de saúde. Eles vão reforçar unidades como o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), entre outros equipamentos da Sesa.
Dedicação, compromisso e empatia marcaram o discurso da secretária da Saúde, Tânia Coelho, no evento de posse. “Olhem sempre nos olhos do paciente, escutem com atenção o que ele está dizendo. As decisões de vocês impactarão aquilo que é mais precioso para ele, a saúde, que é a própria vida, agora sob o cuidado de vocês”, pontuou.
“Neste momento, o sentimento é de realização de um sonho. Todos nós estudamos muito, nos preparamos e passamos em um concurso muito concorrido. Então, somos vencedores”, afirmou a enfermeira Vânia Albuquerque, oradora da turma. “Agora é arregaçar as mangas e trabalhar com qualidade e humanidade, oferecendo uma assistência individualizada à população cearense que vai nos procurar”, completou.
*Com informações da Casa Civil.