O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou na tarde desta sexta-feira (27) a realização de uma pré-conferência da COP30 na capital cearense. A declaração foi feita durante o ForClima (Fórum de Mudanças Climáticas de Fortaleza), que abordava o tema das tecnologias ambientais e integra a programação do Junho Verde, promovido pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
“No dia 27 de agosto nós vamos estar promovendo uma pré-conferência da COP30 aqui em Fortaleza, lançando luzes para todo o Brasil de um importante evento que haverá no final do ano em Belém”, afirmou.
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro deste ano, em Belém (PA), e reunirá discussões sobre ações para o enfrentamento das mudanças climáticas.
O ForClima
Com abertura oficial realizada nesta sexta-feira (27), o ForClima será o pontapé inicial de discussões e estudos de ações para mitigar os impactos das mudanças climáticas na cidade.
“O tema hoje é tecnologia climática. Esse objetivo é para que a gente venha fazer estudos sobre como a gente pode fazer um trabalho de levantamento de dados para poder identificar onde mitigar as mudanças climáticas”, afirmou João Vicente, secretário de urbanismo e meio ambiente de Fortaleza.
Na ocasião, o chefe da pasta ainda citou a necessidade de identificação das ilhas de calor na cidade para “poder fazer o trabalho de plantio, de sensibilização e de educação ambiental”.
Participante da mesa, o vereador Gabriel Biologia (Psol) destacou a importância do evento no cenário atual. “É por isso que a cidade de Fortaleza está promovendo hoje esse evento aqui, o ForClima. Ele busca debater soluções para adaptação, mitigação e resiliência da cidade de Fortaleza em relação ao contexto em que nós já estamos de transição, de emergência do clima”, afirmou.
Defesa Civil
Durante o evento, o tenente-coronel Haroldo Gondim, que comanda a Defesa Civil, falou em entrevista à UrbNews sobre a implementação do alerta do órgão.
“Uma ferramenta que veio do Governo Federal, já foi implementada no Sul e Sudeste, e agora no último dia 14 de junho foi implementada aqui no Ceará. Quatro municípios receberam esse alerta. Então é um alerta que não precisa de nenhum cadastro prévio, é algo realmente para ser usado em eventos extremos e severos”