Acontece neste domingo (29) a 24ª edição da Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, a partir das 13h, na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza. O evento será organizado pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab) em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado.
Com a participação de autoridades e da presidente do Grab, Dary Bezerra, foi apresentado nesta quinta-feira (26) o plano de operacional do evento. A expectativa é que a Parada reúna cerca de um milhão de pessoas, com as apresentações dos artistas LGBTI+: Tablata Diva do Riso, Vanessa a Cantora, Gabivic, Higor DJ, DJ Thiago Rodrigues, DJ Wagner wolf e DJ Rômulo Melo e Keven Willian.
De acordo com a Secretaria da Diversidade do Estado do Ceará, o investimento total no evento gira entre R$ 500 mil e R$ 700 mil. Esses valores são divididos entre a pasta, a Prefeitura e outros órgãos envolvidos. Ainda segundo a Secretaria, o evento movimenta a economia local, gerando renda e atraindo público para o local onde será realizado.
O plano operacional contará com o envolvimento das pastas de Trânsito, Segurança, Transporte, Saúde, Limpeza e Fiscalização divididas entre município e estado. Confira abaixo os detalhes de funcionamento durante o evento.
Trânsito
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) preparou uma operação de mobilidade para facilitar o acesso e garantir a segurança viária do público durante o evento. A ação contará com um efetivo de 80 agentes e operadores de tráfego.
As atividades terão início no sábado (28/06), a partir das 18h, com a coibição de estacionamento no trecho da Av. Beira-Mar entre as ruas Paula Barros e José Napoleão.
Já no domingo (29/06), data do evento, a partir das 14h, será realizado o bloqueio viário da Av. Beira-Mar, no trecho entre a Rua José Napoleão e a Av. Rui Barbosa. Os trios elétricos circularão no contrafluxo da avenida, no sentido Mucuripe/Dragão do Mar.
A ação contará com um efetivo de 80 agentes e operadores de tráfego. Em caso de ocorrências no trânsito, como sinistros ou irregularidades, a população pode acionar a AMC por meio do número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
Transporte
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforça a frota para o próximo domingo (29/06), quando será realizada uma operação especial para atender ao público. A operação seguirá a programação típica do final de semana.
Para atender à demanda, serão disponibilizados 17 carros reserva em operação no período de 13h a 1h, distribuídos entre os terminais da seguinte forma: Papicu (3), Messejana (3), Parangaba (5), Siqueira (4) e Antônio Bezerra (2).
Segurança Municipal
A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará com o efetivo de 60 guardas municipais, com patrulhamento por meio de viaturas, a pé, em motocicletas, bicicletas e câmeras de videomonitoramento em tempo real pela Central de Operações de Operações Integradas da Beira-Mar (COI-BM), além de apoiar as ações de fiscalização ao longo da Avenida Beira-Mar. A GMF também atuará no controle de fluxo de pessoas nos terminais de integração de ônibus da cidade.
Segurança Pública e Defesa Social
Ao todo, 472 agentes de Segurança Pública do Estado do Ceará estarão designados para atuar na Avenida Beira-Mar, bem como na região ao redor da via, que fica na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza. Vale ressaltar que o reforço na segurança não altera o efetivo do policiamento ordinário que atua diariamente na Capital.
Guarda-vidas
Os guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) estarão de plantão durante todo o período festivo.
Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza marcará presença na 24ª Parada da Diversidade, que acontece neste domingo (29/06), com uma ação voltada para a promoção da saúde e a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Das 15h às 19h, as equipes da SMS estarão atuando com a distribuição orientada de preservativos e gel lubrificante, além da oferta de autotestes de HIV, um incentivo ao cuidado integral à saúde da população LGBTQIAPN+ e à testagem como estratégia de autocuidado e prevenção.
Limpeza
Haverá serviço de limpeza urbana antes, durante e após o evento. Antes do início da festa, de 7h30 às 13h, uma equipe de garis vai garantir a limpeza da avenida, já no período de 13h às 22h, durante e após o evento, haverá mais profissionais realizando o serviço, totalizando 60 garis ao longo do dia.
Ordenamento
A Secretaria Regional 2 é a responsável pelo ordenamento do espaço público onde o evento será realizado. Por meio da Célula de Gestão de Licenciamento e Uso do Espaço e Equipamentos Públicos (Celup), a SER 2 concedeu o Termo de Permissão de Uso do Espaço Público, documento que autoriza a realização do evento em área pública, e fará a orientação dos comerciantes autorizados a atuar no local.
Estarão autorizados a trabalhar no evento os 247 ambulantes que já possuem permissão regular para exercer atividades na área, além dos 717 permissionários que atuam na feira de artesanato da Beira-Mar. Essas autorizações asseguram que o trabalho dos ambulantes ocorra de forma organizada, dentro das normas de segurança, higiene e uso adequado do espaço público. A Regional também disponibilizará servidores para dar suporte aos permissionários e realizará a zeladoria do local antes e após o evento.
Fiscalização
A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará no local com 21 agentes para realizar o controle urbano do evento, com o objetivo de impedir o comércio irregular e obstruções indevidas nos logradouros. A fiscalização também atuará para garantir o devido cumprimento das autorizações emitidas pelas Secretarias Executivas Regionais, apreendendo, quando necessário, equipamentos e materiais proibidos.