O jovens estudantes do Ceará Nicole Semião e João Pedro Araújo, de 12 anos, receberam nesta semana o prêmio mundial do Global Child Prodigy Awards 2025, que reconhece as 100 crianças-prodígio mais notáveis do mundo. A cerimônia ocorreu no Parlamento Britânico, em Londres, e reconheceu talentos notáveis entre jovens de diversas partes do mundo.
João Pedro foi vencedor na categoria QI — Inteligência e Memória, e Nicolinha na categoria Ciência Espacial e Astronomia.
A jovem foi reconhecida na lista de prodígios pela segunda vez por seu trabalho em astronomia. Em 2023, ela foi premiada em Dubai, sendo a única na categoria “Astronomia Mundial”. Ela celebra o feito de única brasileira duas vezes indicada.
“Me sinto tão feliz e honrada em representar o meu país em mais uma conquista internacional. Desde a minha primeira participação que trabalho duro na divulgacão da premiação para que mais brasileirinhos tenham a oportunidade de mostrar seus talentos e suas paixões pela ciência e principalmente pelo voluntariado. Continuo sendo a única a vencer a categoria Astronomia Mundial pois a categoria mudou para Ciências Espaciais e Astronomia e foi a que ganhei esse ano”, escreveu a estudante em seu perfil nas redes.
Assim como Nicole, João Pedro, o JP das Galáxias, estuda e reside em Fortaleza e é destaque por seu desempenho em matemática e a aprovação prematura em vestibulares (matemática e física, aos 10 anos).
“Hoje foi um dia histórico, esse capítulo da minha história que está sendo construída tem um valor todo especial. Espero continuar honrando todos que acreditam em mim, lutando pela divulgação científica e para que as crianças do nosso país tenham cada vez mais acesso a ciência”, celebrou João Pedro em seu perfil nas redes.